quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dilma: metas da Rio+20 são inclusão, crescimento, proteção e preservação

Durante entrega de prêmio, presidenta ainda fez homenagem a Lula pelo "comprometimento com o desenvolvimento e na oportunidade para os mais pobres"


“É necessário criar metas a serem perseguidas e realizadas”. A consideração foi feita pela presidenta Dilma Rousseff durante entrega do prêmio Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), no Palácio do Planalto, em Brasília. Ao ressaltar a importância de atingir crescimento e inclusão social, principalmente dos países da América, da África e do Caribe, ela afirmou que, para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o Brasil terá de dar passos à frente sem abrir mãos dos já prometidos objetivos do milênio. “Devemos nos expressar em inclusão, crescimento, proteção e preservação. Criando metas a serem perseguidas e realizadas”, afirmou.

Dilma parabenizou e enfatizou a importância de iniciativas de organizações e prefeituras que têm o objetivo de transformar e melhorar a vida “real e concreta das pessoas”, definiu a presidenta. Dilma afirmou que o prêmio tem grande representatividade, pois reafirma a causa da justiça social e o combate à exclusão. “A construção de um país sem pobreza exige o engajamento de todos, exige a dedicação de toda a sociedade. Hoje podemos afirmar que o Brasil caminha firmemente rumo aos objetivos do milênio”, ressaltou.

O prêmio concedido pelo governo federal baseia-se na condecoração de iniciativas que tiveram importância no alcance dos objetivos do milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). São eles: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre os sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde da gestante; combater a Aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. Neste momento, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, propõe que a Rio+20 defina a substituição dos objetivos do milênio pelos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), que teriam a função de incorporar às questões sociais as ambientais e as econômicas.

Durante seu discurso, Dilma homenageou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacando “seu desempenho em se comprometer no Brasil com a questão do desenvolvimento e da oportunidade para os mais pobres”. A presidenta destacou o “comprometimento internacional” de Lula na luta pela erradicação da pobreza.

Rede Brasil Atual


--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário