Petistas Ricardo Berzoini, André Vargas, Jilmar Tatto, Vicente Cândido e João Paulo Cunha (Foto Ricardo Weg – PT)
Educação; Direitos Humanos; Orçamento; e Constituição e Justiça serão dirigidas por petistas
O Partido dos Trabalhadores presidirá quatro comissões da Câmara dos Deputados. Em reunião do colegiado de líderes realizada esta semana, a bancada petista optou pelas comissões de Constituição, Justiça, e Cidadania (CCJ); de Educação e Cultura; e de Direitos Humanos (CDH) e a Comissão Mista de Orçamento.
O Partido indicou para comandar a CMO o deputado Paulo Pimenta (PT-RS); para a CCJ, Ricardo Berzoini (PT-SP); para a Educação, Newton Lima (PT-SP); e para a CDH, Domingos Dutra(PT-MA).
O líder do PT, deputado Jilmar Tatto (PT-SP), ressaltou que houve um esforço dos parlamentares no sentido de produzir um acordo que garantisse a participação de todas as legendas na condução dos trabalhos das comissões.
De acordo com deputado e secretário de comunicação do PT, André Vargas (PT-PR) a hora agora é de arregaçar as mangas e fazer o Congresso Nacional agilizar as votações.
“Composta as comissões agora começa de fato os trabalhos parlamentares, os procedimentos legislativos, os requerimentos, as votações dos projetos de lei que é algo fundamental e da essência do parlamento”.
“A comissão de Constituição, Justiça e Cidadania é uma comissão que tem um papel central na Casa. Porque ela aprecia a constitucionalidade de todos os projetos de lei e admissionalidade das propostas de emenda à constituição. E, além disso, debate as questões da justiça, ou seja, em um conceito amplo dessa palavra todos os aspectos referentes ao judiciário, à garantia dos direitos, a luta pela ampliação dos direitos e também a cidadania, ou seja, a participação popular na democracia. Então é uma comissão que tem um papel muito importante”, afirma Berzoini.
André Vargas também comentou sobre a posse na presidência da comissão de Constituição, Justiça, e Cidadania (CCJ) pelo deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), que também já foi presidente do Partido dos Trabalhadores. Segundo Vargas, à experiência de Berzoini conduziu o deputado a ocupar a presidência de uma das comissões mais importante da Casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário