segunda-feira, 30 de abril de 2012

Juventude tem que aproveitar as oportunidades oferecidas pelo Governo Federal

Márcio Macêdo destaca escolas técnicas e facilidades do PorUni e ProJovem


Líder desde os tempos estudantis, o atual deputado federal, Márcio Macêdo (PT-SE) declarou que o governo petista inovou e ampliou as políticas públicas voltadas para juventude brasileira.
Macêdo destacou a ação do governo Lula que inovou com a criação da Secretária Nacional de Juventude da Presidência da República.
“Penso que o governo do presidente Lula e agora da presidenta Dilma são exemplos do tratamento do tema juventude, pois nós não tínhamos um endereço oficial no Brasil que pudéssemos tratar desse tema. Então as angústias dos jovens brasileiros não tinham para onde escoar, e o governo criou uma coordenação que cuida disso nacionalmente”.
Macêdo também destacou que na geração do governo petista foram criadas mais escolas técnicas do que há “5 séculos” não se fazia no país.
“E temos políticas efetivas que tratam de vagas nas universidades públicas para que a juventude e os filhos do povo possam ter acesso à formação profissional”.
Macêdo alerta para as oportunidades aos jovens atuais “crescerem profissionalmente e terem acesso a uma vida digna”.
“Nós temos o ProJovem e ProUni, além de políticas no combate às drogas, que assolam a juventude brasileira, então têm um arcabouço de políticas públicas em varias áreas que possibilitam que os jovens brasileiros possam ascender socialmente e possam ter acesso a uma profissão e ao mercado de trabalho e também construir famílias”.
ProJovem - Clique aqui para saber mais.
PruUni - Clique aqui para saber mais
FOTOS: Clique aqui para ver o álbum de fotos de Márcio Macêdo.
(Fabrícia Neves – Portal do PT)

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Petista é eleito presidente da Associação Brasileira de Municípios

O petista Eduardo Tadeu Pereira, prefeito de Várzea Paulista, é o novo presidente da entidade


A Associação Brasileira de Municípios (ABM) elegeu na última terça-feira, durante assembleia realizada na sede da entidade, a sua nova diretoria. O prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Tadeu Pereira, foi eleito presidente em chapa única, formada em consenso entre os membros da associação.
O mandato dos novos representantes tem vigência até 2015. Na ocasião, eles entregaram aos prefeitos e representantes de entidades municipalistas uma Carta Compromisso, com lema ‘Pelo Fortalecimento dos Municípios’.
Fundada em 1946, a ABM é a primeira entidade municipalista do Brasil e tem como princípios a representação, união e fortalecimento dos municípios brasileiros. A nova diretoria tem como vice-presidente o prefeito de Arthur Nogueira (SP), Marcelo Capelini; e o ex-presidente da AGM (Associação Gaúcha Municipalista), José Carlos Rassier, como primeiro secretário. “O movimento municipalista precisa de uma entidade como a ABM. Há um espaço para ser ocupado nessa área e acredito que temos que fortalecer a nossa associação para que ela assuma novas funções e busque novas conquistas”, afirma Eduardo.
Na ocasião, o novo presidente destacou os avanços que os municípios brasileiros conquistaram através da entidade. “Tivemos conquistas tanto do ponto de vista econômico, com aumento de repasses de recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do PAC Programa de Aceleração do Crescimento), por exemplo; como na parceria para realização de políticas públicas fundamentais, como o programa Bolsa Família”, explica, citando também o debate das relações federativas como um aspecto importante, tendo como referência o Comitê de Articulações Federativas (CAF)”.
Entre os compromissos firmados pela nova diretoria, estão o desenvolvimento de ações de fortalecimento dos municípios; incentivo ao debate acerca do municipalismo; revisão da lei de licitações e de responsabilidade fiscal; qualificação dos gestores municipais; entre outros.
(Fonte: assessoria)

CARTA COMPROMISSO
‘Pelo fortalecimento das gestões municipais’

Caros prefeitos e prefeitas,
A nova direção da Associação Brasileira de Municípios (ABM) reitera sua satisfação em estar à frente dessa entidade que, fundada em 1946, é a primeira associação municipalista do Brasil e vem expressar as suas propostas para esse novo mandato. Com base nos princípios da ABM, de representação, união e fortalecimento dos municípios brasileiros, a nova direção firma os seguintes compromissos:
-Desenvolvimento de ações de valorização dos municípios
Ao longo de sua trajetória, a ABM buscou fortalecer a descentralização política e administrativa, o aprimoramento do pacto federativo republicano e o fortalecimento da capacidade de gestão e valorização dos municípios.
Parte desses esforços resultaram em grandes avanços nos últimos anos, tanto do ponto de vista econômico, com aumento dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e adequações no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); como em relação às parcerias na realização de políticas públicas fundamentais, como o Bolsa Família; e ainda no aprimoramento das relações federativas, tendo no Comitê de Articulações Federativa (CAF) sua maior e melhor expressão.
O fortalecimento do pacto federativo passa, nesse momento, pela defesa dos municípios nos principais debates em curso, como a distribuição dos royalties do pré sal, a reforma tributária e a nova regulação da mineração. A ABM dedicará especial atenção a esses temas.
Portanto, a nova diretoria da ABM firma o compromisso de dar continuidade e aprofundar ainda mais o fortalecimento dos municípios e seus governos em prol da eficácia de políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável, econômico, social e ambiental.

-Fortalecimento da relação democrática e construção de uma forte articulação entre municípios

Reafirmamos nosso compromisso com o estado democrático de direito, com ações pautadas pela ética, controle social a centralidade das cidades como territórios fundamentais para o aprimoramento da democracia participativa. Nesse sentido a ampliação e fortalecimento da participação da mulheres nos espaços públicos e de poder é fundamental, como base da construção de novas relações de gênero.
Firma-se também o compromisso de fomentar o associativismo e a criação de redes de cidades e consórcios, constituindo fóruns e grupos de trabalho com o papel de debater e propor ações inovadoras às gestões municipais e promover a troca de experiências entre os municípios.
-Incentivo ao debate acerca do municipalismo
A ABM irá promover, junto com outros órgãos e instituições o debate acerca do municipalismo e da gestão municipal, articulando ações para aprimorar o relacionamento entre o Governo Federal e os municípios, em busca de novas formas de cooperação e execução das atribuições e competências, através da regulamentação do art. 23 da Constituição Federal e da redefinição de modelos de gestão compatíveis com a efetividade e excelência das políticas públicas.

-Revisão da Lei de Licitações e da Lei de Responsabilidade Fiscal
A revisão da Lei de Licitações está entre as lutas da entidade e a nova direção reafirma esse compromisso, na perspectiva de melhorar a capacidade de gestão das cidades, fortalecer as compras públicas de pequenas e micro empresas, os instrumentos de transparência e o combate à corrupção.
Também é um compromisso a luta pela revisão da Lei de Responsabilidade Fiscal, com o objetivo de garantir aos municípios o ressarcimento de seus gastos com serviços de responsabilidade de outro ente federativo, Estado ou União. Além de regulamentar o art. 62, a revisão visa contribuir com a lei de qualidade fiscal, atribuindo incentivo às administrações municipais que atingirem metas e resultados.

-Qualificação dos gestores municipais
A qualificação dos gestores é uma das formas de contribuição da ABM ao municipalismo. Para isso a entidade lançará mão de convênios e parcerias com entidades públicas e privadas, com o objetivo de oferecer assistência técnica municipal, através do fortalecimento das competências e habilidades gerenciais e administrativas e estímulo à adoção de ferramentas e metodologias de planejamento.
Todas essas ações terão como foco a constante e permanente capacitação e formação de gestores, técnicos e servidores municipais, em busca da melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados nas cidades brasileiras.
-ABM forte e representativa
A ABM conclama aos municípios brasileiros a se somarem à construção da entidade e do movimento municipalista.

Eduardo Tadeu Pereira
Prefeito de Várzea Paulista
Presidente da ABM

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Aumento da obesidade, modelo falido de produção alimentícia e uso de agrotóxicos preocupam Consea

Maria Emília Pacheco durante a posse do Consea (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Maria Emília Pacheco tomou posse na presidência do novo Conselho Nacional de Segurança Alimentar


Na cerimônia de posse dos novos integrantes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), a antropóloga Maria Emília Pacheco, que assumiu a presidência do colegiado, criticou os agrotóxicos e os alimentos transgênicos. “O caminho percorrido historicamente pelo Brasil, com seu modelo atual de produção, nos levou ao lugar do qual não nos orgulhamos - de maior consumidor de agrotóxicos no mundo e uma das maiores áreas de plantação de transgênicos”, disse ela em discurso de posse na última terça-feira.
Maria Emília também demonstrou preocupação com o crescente aumento da população obesa no Brasil. “A obesidade não é resultado de uma escolha individual pelo consumo dos alimentos. O contexto que temos hoje é de uma crescente padronização dos hábitos alimentares e de um excessivo consumo de alimentos processados assim como temos, lamentavelmente, um processo de contaminação dos alimentos por agrotóxicos. Isso é decorrente do modelo de produção e consumo que o Brasil tem adotado historicamente. Por isso, entendemos que precisamos de mudanças estruturadoras que reorientem as macro políticas. E uma delas é a busca de um modelo alternativo de produção que afirmamos ser o caminho com a agroecologia”, argumentou.
A nova presidenta do Consea, que é antropóloga, lembrou que existe um Plano Nacional de Prevenção da Obesidade e que irá trabalhar nele. Ela destacou ainda a importância de políticas que trabalhem na preservação da diversidade alimentar e que o papel do Conselho é articular ações que agregam o trabalho de vários ministérios, para que haja avanço da segurança alimentar no Brasil.
(Jamila Gontijo -  Portal do PT)

quarta-feira, 18 de abril de 2012

De novo: Time elege Dilma uma das 100 pessoas mais influentes do mundo

Outra brasileira na lista é a atual presidenta da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster


A presidenta Dilma Rousseff repetiu o feito de 2011 e aparece mais uma vez na lista anual das 100 pessoas mais influentes do mundo feita pela revista norte-americana Time.
Alguns nomes da lista já haviam sido revelados, mas a lista completa foi divulgada nesta quarta-feira (18)  pela Time.
A lista traz três brasileiros. Além da presidente Dilma, estão nela o empresário Eike Batista e Maria das Graças Silva Foster, atual presidente da Petrobrás. 
Esse ano, quem assina o texto sobre a presidente brasileira é a também presidente Cristina Fernandez de Kirchner, da Argentina, que não figura na lista.
“Uma vez eu vi uma fotografia da presidente Dilma Rousseff com 22 anos de idade. Ela estava em um tribunal militar, em 1960, formado por juízes que escondiam seus rostos com as mãos. Os papeis pareciam estar invertidos: era Dilma quem estava acusando não só o sistema militar, mas os cúmplices na injustiça de excluir a maioria do poder durante as décadas em que os generais ficaram no poder”, escreve Cristina.
Em seguida, ela relembra seu primeiro encontro com Dilma, em 2003, quando ela era ministra da Casa Civil do governo do presidente Lula. “Ela tinha o mesmo compromisso que aquela garota na foto”, escreveu a argentina.
“Hoje, com a liderança de Dilma Rousseff, nós vemos o Brasil convicto de que seus interesses nacionais estão absolutamente ligados ao interesse de seus vizinhos”, finaliza Cristina.
(As informações são do blog do Luis Nassif)

terça-feira, 17 de abril de 2012

Geração de emprego com carteira assinada cresce 20,6% em relação a março de 2011

otícias   |   Economia
17/04/12 - 09h17

Pesquisa indica que o setor que mais influenciou na alta dos empregos formais foi o de Serviços, com 83.182 vagas


Em março foram criados no Brasil 111.746 postos de trabalho com registro em carteira, uma alta de 20,6% em relação a março de 2011, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta segunda-feira (16) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O saldo é resultado de 1.881.127 admissões e 1.769.381 desligamentos, ambos os maiores para o período.
Pela primeira vez desde julho de 2011, foi registrada uma taxa de criação de empregos superior ao mesmo mês no ano anterior. “A criação de 20,6% de postos a mais que em março de 2011, sinaliza o acerto das medidas adotadas pelo governo federal para elevar a criação de empregos formais”, afirmou o ministro interino do Trabalho e Emprego, Paulo Roberto Pinto.
No acumulado do ano, o emprego cresceu 1,17%, representando um acréscimo de 442.608 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, verificou-se aumento de 1.761.455 postos de trabalho, o que equivale à expansão de 4,82% no número de empregos celetistas do País. Já entre janeiro de 2011 a fevereiro de 2012, foram abertos mais 2,2 milhões de postos de trabalho, crescimento de 6,33% sobre o estoque de dezembro de 2010.
O maior responsável pelo saldo positivo foi o setor de Serviços, com a geração de 83.182 (0,53%)  vagas formais. O comportamento favorável é oriundo da expansão generalizada do emprego nos seis ramos que o compõem, com saldo recorde para o sub-setor de Ensino e o de Serviços Médicos e Odontológicos.
Na Construção Civil foram criados 35.935 postos (1,21%), o segundo melhor resultado para o mês, mas, principalmente, uma reação em relação ao mesmo período do ano anterior. Comparado a março de 2011, foram gerados 10,8 vezes mais empregos formais. O comportamento favorável do emprego em março se refletiu em seis dos oito setores de atividade econômica.
(Portal Brasil)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

REUNIÃO QUINZENAL - GTE EM AÇÃO - PRÉ- JEDIEL

Reunião iniciada 19:00 hs.

Agendas: 


próxima reunião semanal dia 25/04/2012 Quarta feira 19:00 hs
próxima reunião mensal dia 06/04/2012 Domingo dia  10:00 hs

Informativos e pauta da Reunião

Informes da Macrorregião de Sorocaba com curso de formação para os usuários da internet e redes Sociais.


Pauta:
Levantamento da última campanha municipal quanto a prestação de contas para os candidatos onde houve erros quanto ao DRD e DRA.
Abertura da conta com início do processo eleitoral em junho e julho abertura em cartório e atas consignado na ata coligação feitas de 01 à 30 de junho.
O processo eleitoral só permite com abertura de contas pelos candidatos com CNPJ para uso do candidato durante às eleições não podendo abrir a conta antes nem depois das datas estipuladas pelo TRE lembrando que existe contas à serem pagas mesmo que as contas não sejam movimentadas. custos como extratos, abertura e fechamento de contas, cartões, talões de cheques, havendo necessidade de assistência jurídica e contábil cobrindo as falhas que existiram nas eleições passadas.
PT está em conversação com o PSC  com o candidato à majoritário Jediel H. de Carvalho onde mostramos como o PT desenvolverá a conjuntura para as eleições de 2012.
Foram apresentadas as conjunturas das eleições passadas e o pré candidato especificou os problemas apresentado as soluções em como não acontecer os erros passados quanto as coligações.


Estavam presentes em nossa Reunião.

Os valorosos companheiros:
 - Aloir de Paula
 - Vicente de Paula G. Cardozo
 - Edson Leão da Silva
 - Alberto Rossi dos Santos
 - Orlando de Amorim Ribeiro
 - Altamir Danielli
 - Hérico Souza Danielli
 - Jediel H. de Carvalho
 - Brando
 - Lúcio Belo
 - Vanderlei Santo

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Pedro Eugênio reforça necessidade de criação de ministério para a micro e pequena empresa

Deputado Pedro Eugênio (PT-PE) com a presidenta Dilma - Foto: Mário Agra/PT

Petista fala sobre os desafios da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa e das demandas para o setor ficar mais competitivo.


Em entrevista à Redio TVPT, o deputado federal Pedro Eugênio (PT-PE) destaca os desafios que terá durante o ano na presidência da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa , como o de reforçar a necessidade de criação de um ministério para cuidar deste setor.Ele também falou da importânca do segmento na economia nacional, já que hoje o setor gera quase 70% dos empregos no país
” A pequena empresa e a micro empresa juntas são responsáveis pela maior parte do emprego gerado no país, em torno de 60 a 70%, e tem uma capacidade de disseminar e fazer com que o desenvolvimento não fique concentrado, pelo contrário. A micro e pequena empresa não pode ser abandonada à sua própria sorte porque diferentemente da grande empresa ela tem dificuldade de contratar técnicos em informática pra se modernizar, fazer um planejamento técnico adequado porque o planejamento de uma grande empresa é feito visando o mercado nacional e a micro empresa muitas vezes está ali no bairro precisando de um suporte maior do governo. Por isso é importante a criação do ministério que já está na pauta de compromissos da presidente Dilma”.
O deputado petista falou sobre as ações da Frente. “Nós temos uma tradição que vem de vários anos de ser um elo de ligação entre os interesses desse enorme conjunto de milhões de micro e pequenas empresas com entidades que tem interação forte e as representam,  como a COMICRO, FENACOM e o SEBRAE. Essa malha de entidades, somada com o conjunto de ministérios atuando principalmente no âmbito do conselho gestor do Simples tem tido na frente o principal instrumento de articulação para fazer avançar os interesses da micro e pequena empresa”.
Pedro Eugênio abordou ainda a necessidade de investimentos tecnológicos para o setor. “Nós temos que dialogar muito com o Ministério da Ciência e Tecnologia para fazer com que cada vez mais nós tenhamos um processo muito forte e intenso de transferência de tecnologia para as micro e pequenas empresas, para capacitá-las para exportar” .
Outro ponto destacado pelo parlamentar durante a entrevista é a importancia do Programa Brasil Maior, que tem feito a produtividade nacional aumentar e, consequentemente, fazendo crescer o número de empregos e elevando a destribuição de rende em todo território nacional.
“A questão do desenvolvimento tem esse viés, que é muito importante de ser sempre discutido, você pode ter algo que chame de desenvolvimento que, na realidade, é só crescimento. O PIB cresce, há aumento de emprego, mas a destruição de renda e de poder econômico das pessoas, das famílias, das empresas, ela continua muito concentrada e nós temos um outro modelo de desenvolvimento que é aquele que o PT vem defendendo e aplicando na prática desde o governo Lula. Estamos mostrando que ele é possível de ser aplicado e de se transformar em realidade que é dizer assim: nós vamos crescer sim, mas com mecanismos de distribuição de poder, distribuição de riqueza , distribuição de renda”.
(Ana Claudia Feltrim, Rádio TVPT—Gustavo Toncovitch, Portal do PT)
FOTOS - Clique aqui para ver o álbum de fotos de Pedro Eugênio.

terça-feira, 3 de abril de 2012

PT realiza encontro com a chapa proporcional em Sorocaba

terça-feira, 3 de abril de 2012

PT realiza encontro com a chapa proporcional em Sorocaba

Na última segunda-feira (26/3), a Comissão Eleitoral do Partido dos Trabalhadores de Sorocaba reuniu a chapa proporcional para um encontro de orientação aos pré-candidatos (as). A abertura ficou por conta da pré-candidata a prefeita pelo PT, Iara Bernardi, do deputado estadual Hamilton Pereira e do presidente do Diretório Municipal, José Carlos Triniti Fernandes.

Após a abertura, a coordenação do programa de governo informou sobre reuniões que estão ocorrendo com grupos temáticos e nos bairros. Eles explicaram que proposta é envolver todos na construção do programa de governo e que os pré-candidatos (as) ao legislativo sorocabano têm um papel fundamental, principalmente de organizar encontros em suas bases e nos bairros. "O envolvimento da militância certamente contribuirá na construção de um excelente programa de governo, com a participação da sociedade", informou Iara.

O principal objetivo do encontro foi ouvir dos pré-candidatos (as) suas dificuldades no momento de pré-campanha. O propósito da Comissão Eleitoral é orientá-los de como organizar uma pré-campanha, grupo de apoio, planejamento, enfim, tudo que envolve uma campanha de vereador (a). "Depois de definida a chapa proporcional, essa é uma fase importante para, quando chegar a campanha, todos estejam preparados e organizados para a disputa", explicaram os membros da Comissão.
Eles informaram que outras atividades estão sendo organizadas, principalmente baseadas nas dificuldades apresentadas pelos pré-candidatos (as) no encontro. Segundo os membros da comissão, "foi extremamente proveitosa a reunião". "Estão todos muito animados para a disputa eleitoral, dispostos em lutar e eleger uma grande bancada petista na Câmara Municipal", concluíram.

Fonte:  PT Sorocaba